Pesquisar este blog

União Europeia disponível em apoiar Moçambique em acções contra os ataques armados em Cabo Delgado







A União Europeia diz-se disponível a apoiar Moçambique em acções contra os ataques armados Cabo Delgado. A posição foi manifestada pelo conselho do órgão que manifesta preocupação com a situação humanitária e de segurança, na província.
O Conselho da União Europeia manifestou esta quarta-feira a preocupação pelos ataques armados que continuam a ceifar vidas em Cabo delgado, há mais de dois anos. Em comunicado de imprensa a que a O País teve acesso consta que:
“A União Europeia manifesta preocupação com a contínua deterioração da situação humanitária e de segurança na província de Cabo Delgado, e apela às autoridades moçambicanas a tomarem as medidas efectivas para proteger os cidadãos, desenvolver investigações que responsabilizem os perpetradores perante a justiça e identificar o papel desempenhado por organizações terroristas”, refere o órgão.
Em face à situação na província nortenha do país e que tende a ganhar contornos alarmantes, uma vez que continuam os relatos de assassinatos bárbaros, a União Europeia assegura “a sua disponibilidade para intensificar o diálogo com as autoridades de Moçambique de modo a determinar opções efectivas de assistência, bem como para apoiar acções relevantes de cooperação transfronteiriça entre o país e os seus vizinhos”.
A preocupação da União Europeia face à violência em Cabo Delgado surge numa semana em que a Polícia da República de Moçambique informou que cerca de 52 jovens foram executados pelos malfeitores em Muidumbe, depois de supostamente terem oferecido resistência durante um recrutamento.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.