Pesquisar este blog

Eldevina Materula quer formação de recursos humanos no ARPAC











A Ministra da Cultura e Turismo exigiu à Direcção-Geral do ARPAC – Instituto de Investigação Sociocultural a criação de Planos concretos para formação dos recursos humanos. Eldevina Materula interveio na inauguração do novo edifício do ARPAC, esta manhã, em Xai-Xai, e, no local, apelou ao uso racional da infra-estrutura do Estado.

Num evento restrito, segundo o comunicado de imprensa, Eldevina Materula disse que não fosse a pandemia da COVID-19, a cerimónia tomaria um sentido mais festivo, com a participação de maior número de pessoas, com mais brilho artístico que caracteriza o povo moçambicano: “Esta restrição não pode e nem deve ser entendida como abandono dos planos e projectos institucionais e sociais assumidos em prol do bem-estar do nosso País. Pelo contrário, devemos entendê-la como um chamamento à adopção de medidas alternativas às habituais, para a realização dos desideratos das nossas tarefas diárias, sobretudo do nosso Plano Económico e Social”.

Na cerimónia de inauguração, a Ministra da Cultura e Turismo afirmou que o acto é resposta do desafio lançado pelo Chefe do Estado de promover o desenvolvimento de instituições especializadas na protecção do património sociocultural, tendo como objectivo promover a pesquisa, a preservação, a valorização e divulgação da cultura moçambicana no país e no estrangeiro.

A inauguração enquadrou-se no plano de realizações dos primeiros 100 dias de governação do presente quinquénio. Assim, com o novo edifício, a província de Gaza passa a dispor de mais um instituto devidamente equipado para investigação e divulgação do seu património cultural, contribuindo, desta forma, para dentre outras coisas, diversificar a oferta de produtos culturais e turísticos baseados num profundo conhecimento da realidade sociocultural das comunidades.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.